Hospital São Sebastião
O Hospital Notre Dame São Sebastião foi fundado em 1936, pela então Sociedade São Sebastião, composta por vários sócios. O primeiro hospital era uma casa pequena de três quartos, adquirida de Albino Lupatini. Os primeiros médicos foram o Dr. Osvaldo Piegas da Silveira, chegado em 1936, seu irmão Dr. Rui Piegas da Silveira, chegado em 1937, e o Dr. Gerardo Barbosa, chegado em 1941. O primeiro enfermeiro foi o Sr. Ernani Kaufmann.
Em 1937 foi construído o hospital de madeira, com 10 quartos. O terreno para a construção foi doado por José Rotta e seu pai, Pedro Rotta. Esse hospital funcionou até 1947. Em 1945 iniciou-se a construção do atual hospital, que foi feita com a doação da população e dos sócios da Sociedade São Sebastião.
Como a Sociedade não teve dinheiro suficiente para acabar a construção, resolveu vendê-la para a Congregação de Nossa Senhora, a qual assumiu o compromisso de construir uma Escola para Educação Cristã da Juventude. Esse compromisso foi concretizado na construção da Escola São Luiz.
Em 30 de dezembro de 1947 chegaram as primeiras Irmãs da Congregação para iniciar o trabalho no Hospital: Ir. Maria Eufêmie, Ir. Maria Cunigundis e Ir. Maria Robertina. Desde o início, as irmãs tiveram o encargo de preparar e treinar o pessoal, com esmero. As funcionárias eram internas e recebiam orientação para o trabalho e para a vida. A Congregação continuou a atender a população e incrementou a obra aos poucos, com novos equipamentos e novas alas, com recursos da própria Congregação e doação de familiares e amigos das Irmãs da Alemanha.
Em 1952, a Congregação adquiriu o hospital que era de propriedade da Sociedade São Sebastião, inaugurando a nova ala do PI (vitrô) com 2 apartamentos, 4 quartos, sala de parto e sala de curativos. No mesmo ato foi abençoada a estátua de São José doada pelo Monsenhor Augusto Rizzi, o vitrô colorido com a imagem de Nossa Senhora com Jesus. Em 1959 haviam no piso térreo 3 consultórios, 1 sala de médicos, 1 pequena farmácia, laboratório, sala de espera e sala de RX.
Em junho de 1960 um momento importante: A transferência da Capela com o Santíssimo da entrada do hospital para o 2º piso e o início da Farmácia Interna. Em 1974 foi adquirido, com verbas da Alemanha, o primeiro aparelho de RX, agregando muito para a saúde da região.
Em 1976 o Hospital começou a fornecer cursos de atendente de enfermagem com a Irmã Josema. Em 1979 foi construída a Ala da Maternidade e Lavanderia (1320m²). Já em 1983, a Congregação adquiriu dois terrenos e doou para a construção da sede própria da AFUHSSE. (Associação dos Funcionários do Hospital São Sebastião). Em 1988, foi contratada a assessoria da Sociedade São Camilo para assessorar o setor administrativo e assinado o convênio filantrópico com o SUS, que foi desfeito em 1991. Em 1995 iniciou-se a informatização dos setores. No ano de 2000 o Hospital contava com: Área de 5400m², 105 profissionais, oferecia serviços de: Endoscopia, fisioterapia, RX, ultrassonografia, eletrocardiograma, cirurgia por videolaparoscopia, cirurgia plástica e de otorrino e mamografias. Em 2006 foi implantado o serviço de Psiquiatria com 10 leitos e em 2008 teve início a Unidade de Saúde Mental Integral.
Em 2011 foi assinado o convênio com o COMAJA para cirurgias. Em 2012/2013 foram adquiridas máquinas para lavanderia, RX portátil, 2 carros anestésicos, digitalização de imagens e torre de vídeo. Em 2018 o novo Centro Cirúrgico e Maternidade foram inaugurados. A Congregação de Nossa Senhora, no ano de 2023, completou o seu Centenário em terras brasileiras. Desde 1926, o hospital atua com a missão de oferecer múltiplos serviços em saúde, com atendimento humanizado, seguro e qualificado, promovendo o bem-estar da comunidade regional à luz da bondade de Deus, prestando atendimento médico-hospitalar de baixa e média complexidade à população de Espumoso, além de ser referência para pacientes da região do Alto da Serra do Botucaraí e do Alto Jacuí. A casa de saúde atende uma população de mais de 100 mil habitantes, a qual tem à sua disposição leitos hospitalares, seja para internação clínica, cirúrgica, obstétrica, pediátrica ou de saúde mental integral, além de atendimento ambulatorial em diversas especialidades e serviços de diagnóstico laboratorial e por imagem.
Depois de mais um ano de negociações iniciadas em 2023, em 01 de março de 2025 o Hospital São Sebastião foi doado à Sociedade Beneficente São Camilo, passando a ser chamado então de São Camilo - Hospital São Sebastião. O termo de doação foi oficializado em 12 de maio de 2025.
LOCALIZAÇÃO
Hospital São Sebastião
Rua Padre Réus, 80
Centro
CEP: 99400-000 - Espumoso (RS)


